quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Convento de Nossa Senhora da Boa Hora de Belém




O Convento de Nossa Senhora da Boa Hora de Belém foi fundado em 1758 e entregue aos religiosos Agostinhos Descalços, em substituição daquele, da mesma invocação, de onde foram deslocados no centro da cidade( no actual tribunal da Boa-Hora). 






Em 1769, a rainha-mãe Dona Mariana Vitória, padroeira do Convento, consignou o pagamento de oitenta mil réis anuais e quarenta e oito mil réis para a festa de Santa Rita. 

Em 1833, em 24 de Julho, quando da entrada do exército liberal em Lisboa era prior do Convento frei Manuel da Anunciação. 
Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.
Actualmente funciona lá o Hospital Militar de Belém.




Chafariz da Boa-Hora

Os frades Agostinhos do convento da Boa Hora recebiam por ordem régia duas penas de água das minas da Sacota e da Torre do Relógio em terrenos das Quintas Reais. Em 28 de Maio de 1834 foram extintas as ordens religiosas masculinas e a Junta da Paróquia da Ajuda tentou aproveitar essa água para a construção de uma fonte pública, solicitando em petição tal benesse à rainha Dona Maria II. Obteve autorização régia, mas enfrentou-se o problema de o convento ter sido repartido entre o regimento de Infantaria n.º 17 e o arrendatário António Mota, que tinha em sua posse parte da antiga cerca, tendo por contrato cedido as águas às lavadeiras. O chafariz acabou por ser construído, sendo inaugurado no dia de aniversário da rainha, em 4 de Abril de 1838. Contudo, o regimento de Infantaria abusava no consumo na altura das secas, ficando o chafariz sem água. Para corrigir esta situação o arquitecto régio Possidónio da Silva propôs em 1850, que o dito regimento nas épocas de seca, permitisse ao público usar a antiga bica conventual.





LOCALIZAÇÃO





LO

Nenhum comentário:

Postar um comentário