domingo, 3 de novembro de 2013

Igreja do Menino de Deus

A fundação da Igreja data de 1711 e foi ordenada pelo rei D. João V que esperava o nascimento de um herdeiro ao trono. A obra foi encomendada a João Antunes e é considerado o seu último trabalho, inacabado, e com grandes semelhanças à Igreja de Santa Engrácia, de sua autoria, e situada no Campo de Santa Clara.
A igreja do Menino Deus foi concluída por João Frederico Ludovice e ficou contígua ao hospital chamado de Mantelatos da Ordem Terceira de São Francisco de Xabregas, que já existia no local, e que  albergava uma imagem milagrosa do Menino Jesus ou como mais tarde ficou conhecida por Menino Deus, devota dos populares e que ainda hoje se conserva no interior da Igreja.


A fachada principal, de traço maneirista integra elementos barrocos e está avançada em relação à parte conventual, que no interior possui um claustro, também ele maneirista, com painéis de azulejos evocativos de temas religiosos. No interior da igreja, a planta rectangular proporciona o efeito octogonal e é rematada no topo pela capela-mor, conferindo a noção de amplitude.
Salienta-se o portal ladeado pelas colunas coríntias e coroado pelas volutas que ladeiam a lápide comemorativa do lançamento da primeira pedra da Igreja. A escada de acesso ao interior é da autoria de Custódio Vieira.








Na esquina da Rua dos Cegos com a Calçada do Menino de Deus ainda resta uma casa quinhentista.




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário