quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Palácio Penafiel ou antigo Palácio do Correio Mor


Construído sobre o edifício do Correio Mor ,na Rua de São Mamede, foi destruído quase totalmente pelo Terramoto. Em 1776, começa a ser reedificado. Extinto o ofício de Correio Mor do Reino em 1797, foram dados ao 8.º e último Correio Mor, Manuel José da Mata de Sousa Coutinho, várias compensações, entre as quais o título de Conde de Penafiel. O Estado adquiriu-o em 1919, funcionando no seu espaço a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


O Correio-mor era um ofício postal criado pelo rei de Portugal Dom Manuel I em 6 de novembro de 1520, através de uma Carta Régia, a qual entregava a gestão desse serviço a Luís Homem. A criação desse tipo de serviço postal se deu pela necessidade da nobreza e da burguesia portuguesas de manterem intensos contactos com outros estados e mercadores devido à emergência de Portugal como primeira potência marítima do mundo. O ofício de correio-mor era público, o que dava a qualquer súbdito a prerrogativa de utilizá-lo mediante um pagamento estipulado. O cargo esteve sujeito à nomeação do rei até 1606, quando Filipe II, vendeu-o a Luís Gomes da Mata Coronel, primeiro correio-mor das Cartas do Mar, pela quantia de 70.000 cruzados, dando início à primeira dinastia postal do mundo. A família Mata manteve esse monopólio por quase dois séculos, procurando modernizar os serviços. No entanto, somente os mais abastados tinham acesso a este serviço, que era caro e ineficiente. O correio-mor prestava o serviço por encomenda, não constituindo uma actividade regular, devido principalmente à má conservação das estradas e das condições climáticas, uma vez que as cartas e as encomendas eram entregues a pé ou a cavalo. Os destinatários de além-mar, principalmente do Brasil, a mais rica colônia, tinham de se conformar com a morosidade das rotas marítimas e sua fragilidade. A nova conjuntura social portuguesa surgida no final do Século XVIII, levou a incorporação do serviço postal pela Coroa , nacionalizando-o em 1797 por decreto da rainha Dona Maria I, com o intuito de tornar tal ofício mais eficiente e público. Desta forma, terminou a atividade postal lucrativa do correio-mor.



LOCALIZAÇÃO




2 comentários:

  1. Por causa dessa brincadeira foi-se à vida o reguengo da Calçada, de que eram donatários os Peixoto. E que belo palácio tinham construído se não fosse o tremendo gamanço perpetrado pela rainha. Condes de Penafiel... Nunca lá foram nem sabiam onde ficava. Tal como o bispo do mesmo título.

    ResponderExcluir
  2. Por causa dessa brincadeira foi-se à vida o reguengo da Calçada, de que eram donatários os Peixoto. E que belo palácio tinham construído se não fosse o tremendo gamanço perpetrado pela rainha. Condes de Penafiel... Nunca lá foram nem sabiam onde ficava. Tal como o bispo do mesmo título.

    ResponderExcluir