segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Costa do Castelo


A costa do  Castelo é o passeio de circunvalação da antiga cidadela e fortaleza,  abrange quase dois terços da sua cintura desde sitio do antigo arco de santo André até ao extremo da Rua do Milagre de Santo António na zona dos Loios.

A Torre de São Lourenço finda a muralha  que desce do castelo , fazia parte da cerca mandada edificar por Dom Fernando, junto dela ficava a porta de São Lourenço que desapareceu em 1700 .

Palácio Vila Flor construído no século XVIII, integra-se num conjunto de arquitectura erudita dos séculos XVII e XVIII a São Cristóvão. Salientam-se os vãos em cantaria trabalhada.


Villa do Castelo




O Palácio Marquês de Tancos, ou simplesmente de Tancos, é uma construção seiscentista, ampliada e melhorada no século XVIII. Em 1539, o Palácio pertencia ao Conde de Castanheira, D. António de Ataíde, a quem sucede sua filha D. Joana, casada com D. Nuno Manuel, Senhor de Atalaia, Salvaterra e de Tancos. D. João Manuel de Noronha, 6.º Conde de Atalaia e 1.º Marquês de Tancos, foi o responsável pela ampliação e melhoramentos do Palácio. Este pouco sofreu com o Terramoto.
Até 1865, o Palácio Tancos foi pertença da família, ano em que é adquirido por um comerciante, e subdividido para inquilinato. Durante largo tempo, o Palácio esteve arrendado a vários comércios e pequenas oficinas, bem como a instituições diversas e a particulares.
Em 1980, foi adquirido pela CML, que tem vindo a recuperar e reabilitar os espaços.






 Largo da Achada com algumas casas anteriores ao terramoto, e do qual se pode observar o também antigo Recolhimento de Nossa Senhora do Amparo construído em 1610.




LOCALIZAÇÃO








Nenhum comentário:

Postar um comentário