quinta-feira, 18 de julho de 2013

Rua dos Caetanos / Conservatório Nacional




O Convento dos Caetanos de Lisboa, ou Convento de Nossa Senhora da Providência, é um edifício conventual, sito na Rua dos Caetanos, freguesia de Santa Catarina, construído a partir de 1653 para albergar a congregação lisbonense dos clérigos regulares da Ordem dos Teatinos, mais conhecidos por clérigos de São Caetano de Thiene (Ordo Clericorum Regularium ou Ordo Theatinorum) ou padres caetanos. O edifício sofreu grandes alterações no século XVIII, em consequência do Terramoto de 1755.
Com a vitória dos liberais na Guerra Civil Portuguesa, e a consequente extinção das ordens religiosas em 1834, o antigo convento foi adaptado para albergar o Real Conservatório de Lisboa, que foi ali inaugurado em 1837.Tendo a igreja ficado ao abandono foi restaurada tendo-se as obras iniciado em 1856.A partir de 1911 dá-se uma transformação radical do interior e do exterior
 do convento ,sendo a igreja demolida em 1912.




O Conservatório Geral de Arte Dramática foi fundado em 1836 por Decreto da rainha Dona Maria II de Portugal, no âmbito de um plano para a fundação e organização de um Teatro Nacional proposto por João Baptista de Almeida Garrett. Este estava então dividido numa Escola Dramática ou de Declamação, numa Escola de Música e numa Escola de Dança, Mímica e Ginástica Especial.
Incorporou-se neste estabelecimento o Conservatório de Música, criado na Casa Pia por Decreto de 1835.
Em reformas posteriores, o nome do Conservatório foi alterado para Conservatório Real de Lisboa e o da Escola Dramática ou de Declamação para Escola de Arte de Representar, já depois da implantação da República, quando o Conservatório passou a ser designado por Conservatório Nacional.






LOCALIZAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário