domingo, 10 de março de 2013

Palácio dos Condes de Mesquitela


 


Edificado no século XVII por Dom Gonçalo de Sousa Macedo, Contador-Mor do reino, jurisconsulto e diplomata, ganhou o nome de Palácio dos Condes de Mesquitela em 1754 por Dom Luís de Sousa Macedo, 1º Visconde de Mesquitela. Partiu de um primitivo núcleo situado a poente, onde se encontra a capela com entrada por uma varanda virada a sul, com alpendre sustentado por colunas em que se destaca a talha dourada e a pintura. O palácio desenvolveu-se ocupando todo o quarteirão, tendo a fachada principal voltada a norte com um portão brasonado.
No século XX, com a instalação de duas escolas e do Museu Pedagógico, optimizou-se o espaço. Primeiro com a instalação da Escola Preparatória Rodrigues Sampaio em parte do edifício, logo no início do século, depois com a escola feminina de ensino técnico Dona Maria I, em pleno Estado Novo.
A 30 de Novembro de 1993 o Palácio é finalmente Classificado Imóvel de Interesse Público.
Em 2008 inicia-se o processo de restauro para a construção de um condominio de luxo, respeitando e valorizando a traça original. Ainda existem no local testemunhos importantes que retratam a história do espaço e da própria cidade de Lisboa. As fachadas, a capela e o jardim interior são elementos únicos, de valor inestimável, que pertencem ao Palácio Mesquitela. Da fachada principal, totalmente restaurada, restaram intactas as pilastras que a delimitam, as 16 janelas de sacada e o imponente portal, com emolduramento de cantaria encimado por um frontão triangular que detém a pedra de armas da família Sousa de Macedo.

LOCALIZAÇÃO



Nenhum comentário:

Postar um comentário