quarta-feira, 13 de março de 2013

Cinema Pathe / Imperial


Na primeira metade dos anos 20 abriu em Arroios (Rua Francisco Sanchez, nº 154) um novo cinema de bairro de seu nome Pathé, tendo sido sujeito em 1931 a obras de beneficiação que incluiram uma modernização dos equipamentos e instalação de um sistema sonoro. A partir daí a sala passou a chamar-se Imperial, nome que recebeu logo de início uma aceitação muito maior por parte dos seus frequentadores. O Imperial tinha capacidade para 732 espectadores.
Nos anos 50 com o surgimento das grandes salas o Imperial tinha forçosamente que se modernizar, mas mesmo assim foi conquistando um publico fiél até que, na década de 70, foi tomada a decisão de demolir o edifício e construir outro novo e modernizado no seu lugar.
 Tal como o Lys que se tornou Roxy, o Cinema Imperial regressou ao nome original de Pathé em 1973, uma sala melhorada e modernizada e que deixou de ser de reprise para passar a cinema de estreia, acompanhando outras salas de cinema mais prestigiadas. Nos anos 80, começou a perder publico progressivamente para encerrar as portas em 1987. No inicio dos anos 90 funcionou como discoteca que mais tarde acabaria por fechar.
 O Pathé, como muitas outras salas em Lisboa, não resistiu à marcha do tempo e encontra-se actualmente entijolado e abandonado em Arroios, servindo de abrigo aos sem-abrigos. Embora o edificio encontre-se erigido, já está completamente descaracterizado e sem qualquer tipo de estética.

TEXTO RETIRADO DO BLOG 
cinemasparaiso.blogspot.com



















Nenhum comentário:

Postar um comentário