segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Igreja de São Paulo / Chafariz de São Paulo / Banhos de São Paulo


A velha Igreja de São Paulo já existia em 1572 e estava voltada para a barra ,ou seja no sentido inverso da existente hoje. Foi totalmente destruída em 1755, pois o pouco que resistiu ao Terramoto, caiu com o incêndio a seguir.
Iniciou-se então o plano para a reconstrução orientado pelo arquitecto Francisco Remígio de Abreu.
A nova Igreja de São Paulo apresenta uma só nave com uma fachada virada para nascente. O corpo central é limitado por pilastras dóricas e ladeado por torres. No frontão triangular, um medalhão em baixo relevo que representa a conversão de São Paulo. 

Chafariz de São Paulo
 Requisitado à muito pela população local, alegando que o Chafariz da Esperança era muito longe, viram os seus anseios concretizados somente em  29 de Outubro de 1849, dia em que foi inaugurado o Chafariz. O projecto deste chafariz deve-se ao arquitecto do Senado Malaquias Ferreira Leal, datando do ano anterior. A partir de 26 de Fevereiro de 1850, uma das suas bicas foi destinada  aos marinheiros que tinham de trazer o barril identificado com a letra e número do seu respectivo navio. Tinha quatro bicas, duas Companhias de Aguadeiros, dois capatazes e cabos, sessenta e seis aguadeiros e um ligeiro em 1851.

Banhos de São Paulo
Em 1829 ,descobriu-se uma nascente de águas na zona do Terreiro do Paço,que logo se verificou terem propriedades medicinais .Foram aproveitadas para banhos e para beber.
Em 1850 a Misericórdia de Lisboa construiu ,a cerca de 550 metros do local, um balneário para o qual canalizou as águas dessa nascente.Mais tarde ,foi descoberta um poço com águas ainda mais ricas do que aquelas ,a cerca de 250 metros do balneário.
O edifício é actualmente a sede da ordem dos Arquitectos.
Informação mais pormenorizada



LOCALIZAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário