domingo, 3 de fevereiro de 2013

Convento Corpus Christi


A fundação deste antigo convento deveu-se  ao voto de agradecimento que a Rainha Dona Luísa de Gusmão fez pelo rei Dom João IV  ter saído ileso da tentativa de regicídio de 1647, de que foi alvo.O autor, Domingos Leite Pereira, terá aproveitado a procissão do Corpo de Deus, Corpus Christi, que decorria na zona da actual Rua dos Fanqueiros, para tentar disparar contra o rei, mas falhou na tentativa e fugiu para Madrid.
Convento Corpus Christi no antigo Largo dos Torneiros, Eduardo Portugal, s.d. Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - BO94971

As obras de construção do convento tiveram início em 1648 e o mesmo foi consagrado em 1661, sendo entregue aos frades carmelitas descalços de Santo Alberto ou dos Tanoeiros, porque o convento era vizinho da antiga  Rua da Tanoaria.
Destruído em 1755 pelo Terramoto e pelo consequente incêndio, sobreviveram parte do corpo da igreja e alguns espaços conventuais, que foram adaptados à estrutura arquitectónica e às ordens  impostas para a reconstrução da baixa da cidade e implementado pelos arquitectos da Casa do Risco.
Em 1834, com a extinção das ordens religiosas, o convento foi vendido e transformado em habitação e arrendamento comercial.
A original igreja de planta circular com o zimbório octogonal encimado por um pináculo é ainda visível actualmente, bem como o portal da entrada da igreja, hoje convertido em acesso a um prédio típico da baixa.



 LOCALIZAÇÃO








Nenhum comentário:

Postar um comentário