quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Capela de Nossa Senhora dos Remédios(Ermida do Espírito Santo)


Capela de Nossa Senhora dos Remédios, também Ermida do Espírito Santo.

A capela tem a sua história ligada aos pescadores de Alfama e ao culto do Espírito Santo. Foi mandada construir cerca de 1517 pela Irmandade de São Pedro Telmo, cujos membros eram pescadores e mareantes. A invocação da capela, dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, está relacionada com uma antiga lenda, de acordo com a qual foi encontrada uma imagem da Virgem dentro de um poço, à entrada, cujas águas se tornaram milagrosas.
Por volta de 1551 a irmandade construiu um hospital ao lado da capela, que mais tarde teria um papel importante na assistência a crianças abandonadas. No início do século XVII foram construídas a sacristia, a casa de despacho e outras dependências da confraria. Em 1694 tanto a igreja como edifícios associados foram remodelados, mas após o terramoto de 1755, que afectou fortemente a zona, a igreja teve de ser reconstruída. Os trabalhos de restauro terminaram em 1757, excepto o hospital, que não foi reconstruído.
 Apresenta características dos estilos manuelino e barroco. A fachada principal exibe um pórtico manuelino ,sobrepujado por cartel onde se vê a pomba simbólica do Espírito Santo. A capela é de nave única sem transepto coberta com tecto de estuque e capela-mor curta, também de planta rectangular, ostenta dois altares apenas ,o de Nossa Senhora da Conceição,com Santo António e São José, e o de São Joaquim,com Nossa Senhora da Piedade e São Sebastião.O  altar-mór é dedicado a Nossa Senhora dos Remédios. As paredes da nave possuem azulejos do século XVIII e a capela-mor possui retábulo com tábuas pintadas atribuídas à oficina de Gregório Lopes. Um aspecto pouco usual da capela é a localização da casa de despacho, que ocupa o andar sobre a nave da igreja



LOCALIZAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário