domingo, 11 de novembro de 2012

Palácio dos Condes de Pombeiro /Embaixada de Italia


O Palácio dos Condes de Pombeiro alberga hoje a embaixada da Itália .


LOCALIZAÇÃO



8 comentários:

  1. Esta Palácio pertenceu aos avòs do Capitão Português da qual eu descendo que exerceu em Portugal também o cargo de Tesoureiro Real. D. António de Castelo Branco (11º Senhor de Pombeiro, também proprietário do Morgado de Castelo Branco, onde se localiza o Castelo de Pirescoxe) e Maria da Silva (9ª Senhora de Belas).

    ResponderExcluir
  2. Esse Capitão chamava-se Francisco da Cunha Castelo Branco e veio ao Brasil defender a Capitania de Pernambuco primeiramente, depois recebeu ordens para transferir-se para o Maranhão. Próximo a costa seu navio naufragou. D. Francisco perdeu a esposa e todos seus haveres. Sobreviveu com as três filhas Ana de Mesquita Castelo Branco, Clara da Cunha e Silva Castelo Branco e Maria Monte Serrate Castelo Branco. Casou-se novamente no Maranhão tendo um filho que chamava-se Manoel de Castelo Branco.

    ResponderExcluir
  3. O Capitão Português viveu o resto da vida com o soldo de Capitão de Infantaria do Exército de Portugal. Faleceu no Maranhão. Das três filhas do Capitão descendem todos os Castelo Branco do Piauí, pois a Família Castelo Branco se entrelaçou com outras famílias que estabeleceram a primeira camada de habitantes do Piauí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário.Na altura que coloquei estas fotos não encontrei nenhuma informação histórica sobre o palácio.Assim já ficamos com alguma informação.

      Excluir
    2. Meu nome no facebook esta assim: Antonio Castelo Branco

      Excluir
  4. Oi Pedro Almeida se quiser pode me adicionar no facebook e nos podemos conversar melhor e você tirar eventuais dúvidas ou fazer questionamentos, que se eu souber, responderei com o maior prazer. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. E quem herdou tanto o Morgado de Pombeiro, onde se localiza o Palácio de Bemposta, o Morgado de Castelo Branco, onde se localiza o Castelo de Pirescoxe e o senhorio do Morgado de Belas, foi o primogênito do avô do Capitão que veio ao Brasil, sendo seu tio D. Pedro de Castelo Branco da Cunha (1º Conde de Pombeiro e Capitão da Guarda do Príncipe do Brasil D. Teodósio), pois nesta época em Portugal vigorava o sistema dos morgados.

    ResponderExcluir
  6. D. Pedro de CB, 1° Conde de Pombeiro, seria tio e não irmão de Francisco da Cunha CB?

    ResponderExcluir