segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Igreja da Madalena


A Igreja da Madalena que actualmente existe é o resultado de várias reconstruções da igreja que tinha sido construída em 1150 ou 1164, por ordem de Dom Afonso Henriques junto à cerca moura.
Em 1363, um incêndio destruiu a igreja, tendo o rei Dom Fernando I mandado reconstruí-la.
Em 1600, foi parcialmente destruída devido a um ciclone e, em 1755, foi novamente deitada a baixo pelo Terremoto de 1755.
A rainha Dona Maria I, em 1783, mandou reconstruir a igreja novamente desde os seus alicerces. Posteriormente, em 1833, a igreja foi alvo de algumas alterações.
A Igreja da Madalena pertence à Irmandade do Senhor Jesus dos Perdões, Santa Catarina e Nossa Senhora de Belém e tem, no seu interior, uma imagem do Cristo do Perdão, assim como pinturas de Pedro Alexandrino de Carvalho e esculturas de José de Almeida e Machado de Castro.
O portal da igreja, em estilo manuelino, é considerado uma das obras a destacar desta época. Pensa-se que ele tenha vindo da Igreja da Conceição dos Freires, também destruída pelo terramoto. Neste portal, de arco trilobado, podem-se observar duas esferas armilares .

LOCALIZAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário