terça-feira, 6 de novembro de 2012

Capela de Nossa Senhora da Saúde






Capela de Nossa Senhora da Saúde

A Capela de Nossa Senhora da Saúde está situada no Bairro da Mouraria, na Rua Martim Moniz, um local antigamente situado fora de portas da cidade de Lisboa.
No início do século XVI terá sido construída uma ermida dedicada a S. Sebastião, mártir romano do final do século III, cujo culto se estendeu rapidamente por todo o mundo cristão depois de proclamado patrono de Roma pelo Papa Gregório Magno (590-604), devido à epidemia que grassou naquela cidade por mais de trinta anos.
Em Portugal foi objecto de uma devoção muito viva, como advogado contra os males da peste, da fome e da guerra. Entre nós, a peste tinha feito centenas de vítimas em 1506, e a construção da igreja foi da iniciativa dos artilheiros da guarnição de Lisboa.
A Capela de Nossa Senhora da Saúde teve a protecção, não só de reis, rainhas e príncipes, mas também de fidalgos, militares e beneméritos, e em 1861 Dom Pedro V elevou a ermida à dignidade de Capela Real.
É um símbolo da arquitectura religiosa barroca embora a sua fachada principal e simples seja atribuída ainda ao mestre João Antunes dos inícios de 1700.
O culto a Nossa Senhora da Saúde é muito importante na cidade de Lisboa e anualmente realiza-se a procissão em agradecimento e protecção à Virgem, tradição que se mantém desde o século XVI

.

LOCALIZAÇÃO





Nenhum comentário:

Postar um comentário