quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Praça Marquês do Pombal / Parque Eduardo VII






O Parque Eduardo VII de Inglaterra é o maior parque do centro de Lisboa, sendo comummente conhecido apenas por Parque Eduardo VII. Foi baptizado em 1903 em honra de Eduardo VII do Reino Unido, que havia visitado Lisboa no ano anterior para reafirmar a aliança entre os dois países.
A grande vertente relvada que se estende por vinte e cinco hectares foi aberta no princípio do século XX e destinava-se ao prolongamento da Avenida da Liberdade. No canto noroeste do parque, no local de uma antiga pedreira de basalto, encontra-se a Estufa Fria, com uma diversidade de plantas exóticas, riachos, cascatas, palmeiras e trilhos, fúcsias, arbustos em flor e bananeiras e a Estufa Quente com plantas luxuriantes, lagos e cactos bem como aves tropicais.
Perto das estufas encontra-se um lago com grandes carpas e um parque para as crianças brincarem, com a forma de um galeão. No lado leste está o Pavilhão Carlos Lopes que recebeu o nome do vencedor da maratona olímpica de 1984.
No topo norte encontra-se o Monumento ao 25 de Abril inaugurado em 1997, realizado por João Cutileiro, e alvo de muita polémica pela sua forma fálica. Seguido pelo Jardim Amália Rodrigues que homenageia a diva portuguesa do fado.


LOCALIZAÇÃO





Nenhum comentário:

Postar um comentário