quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Avenida da Liberdade / Rua Barata Salgueiro


A rua Barata Salgueiro faz parte das freguesias de Coração de Jesus e São Mamede ,começa na rua de Santa Marta, cruza a Avenida da Liberdade e termina na rua Rodrigo da Fonseca .Era no inicio do século XX umas das mais elegantes ruas de Lisboa ,com belos edifícios dos quais já poucos restam.
Na rua Barata Salgueiro ficam a Cinemateca Portuguesa e Sociedade Nacional de Belas Artes.
A Cinemateca Portuguesa é uma instituição pública dedicada à difusão e preservação da arte cinematográfica e, em especial, do Cinema Português. Foi criada em 1948, em Lisboa, onde se mantém até hoje (presentemente, com instalações na rua Barata Salgueiro). A Cinemateca organiza ciclos de cinema e exposições, dispondo ainda de um Museu do Cinema, arquivos, biblioteca, livraria e bar-restaurante. O Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM), encontra-se sob a sua alçada.
 A Sociedade Nacional de Belas Artes é uma associação cultural portuguesa, fundada em 1901, que tem como principal objectivo «promover e auxiliar o progresso da arte em todas as suas manifestações, defender os interesses dos artistas e, em especial dos seus associados, procurando auxiliá-los, tanto moral como materialmente; cooperar com o Estado e com as demais entidades competentes em tudo que interesse à arte nacional e ao desenvolvimento da cultura artística».
A sua formação resultou da fusão de duas associações de artistas, a Sociedade Promotora (1860) e o Grémio Artístico (1890), este descendente do "Grupo do Leão". O seu primeiro presidente foi o pintor José Malhoa.



LOCALIZAÇÃO




Um comentário: